Home EDUCAÇÃO Notícias

Educação

Pré-vestibular do SESI está com inscrições abertas

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

 prevestibular 505x180


O SESI Pará está com inscrições abertas para o curso preparatório pré-vestibular 2017/2018. Podem participar do processo seletivo trabalhadores da indústria e seus dependentes que desejam se preparar para ingressar em instituições de nível superior por meio de provas específicas e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Leia mais...
 

Festival de Cultura Indígena reuniu povos Asurini e Araweté no SESI Altamira

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

festivalindigena 505x180


Quatrocentos indígenas estiveram reunidos na unidade SESI Altamira, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para o II Festival de Cultura Indígena dos Povos Asurini e Araweté. O evento concentrou uma série de atividades como jogos, exposição de acervo cultural, mostra fotográfica e venda de produtos. O evento foi realizado pela Norte Energia em parceria com o SESI e promoveu a aproximação da comunidade local com a tradição das duas etnias.

Leia mais...
 

Festival de Cultura Indígena reuniu povos Asurini e Araweté no SESI Altamira

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

 

festivalindigena 505x180
Quatrocentos indígenas estiveram reunidos na unidade SESI Altamira, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para o II Festival de Cultura Indígena dos Povos Asurini e Araweté. O evento concentrou uma série de atividades como jogos, exposição de acervo cultural, mostra fotográfica e venda de produtos. O evento foi realizado pela Norte Energia em parceria com o SESI e promoveu a aproximação da comunidade local com a tradição das duas etnias.


Participaram 240 adultos e 155 crianças das duas etnias. O evento teve por objetivo fortalecer a transmissão de saberes e fazeres das gerações mais velhas e estimular os jovens a produzir material com possibilidade de sustentabilidade econômica e cultural. “Queremos promover o conhecimento que é desenvolvido pelos indígenas, além de incentivar que as aldeias possam gerar renda a partir dos produtos produzidos por eles próprios”, disse Iasnara Amorim, analista de Assuntos Indígenas da Norte Energia.


festivalindigena2 350x250Foram expostos objetos de cerâmica, saias da tradição Araweté, bancos, capacetes, arcos e flechas, esteiras e patuás. Os visitantes puderam também conhecer as exposições ‘Nossas aldeias. Nossas lideranças’ e ‘O Futuro em Formação’, que mostraram por meio de fotografias as tradições dos povos e a expectativa para o futuro indígena. As crianças indígenas tiveram diversão garantida com as atividades recreativas organizadas pelos professores de Educação Física do SESI Altamira.

No total participaram 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos, 16 profissionais do setor de Lazer e 40 alunos do ensino fundamental, que homenagearam os índios com uma dança típica.


“Para nós do Sistema FIEPA e do SESI é uma honra receber esse Festival. Em 2016 a comunidade de Altamira prestigiou o evento e essa se tornou uma forma de sociedade conhecer mais o povo indígena, sua cultura e a beleza da sua arte”, falou Iracy Melo, gerente da unidade SESI Altamira.


festivalindigena1 350x250Tradição – O primeiro festival, realizado em 2016, envolveu 226 indígenas e foi visitado por aproximadamente 3 mil pessoas. A expectativa para 2017 é que alcançar um público de 6 mil pessoas.


O II Festival de Cultura Indígena dos Povos Indígenas Asurini e Araweté pretende ser o elo entre a comunidade urbana e a comunidade da floresta, na busca da promoção cultural material e imaterial indígena, no fortalecimento institucional e na melhora da estima e da cidadania, a redução das distâncias culturais.

 

SESI inaugura escola sustentável em Ananindeua

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

Inauguração SESIFoi inaugurado nesta quarta-feira (03/05) a mais nova escola do SESI no Pará, localizado em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A unidade SESI Ananindeua foi toda pensada a partir do conceito de sustentabilidade, proporcionando maior interação dos alunos com a preservação dos recursos naturais e criando um novo estilo de educar.

A escola possui sistema fotovoltaico, que a partir da captação da energia solar gera cerca de 50% do consumo total de energia da escola e converte em créditos o excedente repassado ao Sistema Nacional de Energia. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) separa os resíduos, tratando e devolvendo os líquidos para reaproveitamento e os sólidos para adubo. Um sistema de captação recolhe a água da chuva e dos sistemas de refrigeração, concentrando em uma cisterna 60 mil litros de água, que pode atender por até cinco dias a higienização dos banheiros e irrigação das áreas verdes sem depender do sistema público de abastecimento.

Outros recursos presentes na unidade são sistemas de iluminação eficiente, com uso de lâmpadas LED; de automação com rede de comunicação para eficiência da iluminação dos espaços, controle inteligente para acionamento de bombas d’água, monitoramento via Web do consumo de energia elétrica e de equipamentos elétricos e eletrônicos, e sistema de climatização que reduz o consumo de energia na ordem de 40% em relação aos sistemas de climatizações convencionais.

Inauguração SESI AnanPresente na inauguração, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, parabenizou a iniciativa de se criar uma escola sustentável que educa a atual geração para tornar o mundo mais sustentável no futuro. “O SESI possui 600 escolas no Brasil e poucas dispõem dos recursos e benefícios que esta (de Ananindeua) tem. É dessa educação pautada nestes princípios de cidadania e sustentabilidade que o Brasil e o mundo precisam para um futuro melhor”, destacou Andrade.

Atualmente a escola é referência para outras instituições de ensino e demais edificações sustentáveis. Inclusive, o projeto Circuito da Sustentabilidade promove uma visita guiada pelos próprios alunos que apresentam todos os itens sustentáveis presentes na unidade. “Buscamos uma proposta educacional que fosse além das disciplinas tradicionais, presentes em todas as escolas. Queremos que o aluno SESI seja um cidadão melhor, com consciência de sua atuação no mundo e capaz de provocar mudanças no seu meio. Acreditamos que a Escola SESI Ananindeua seja um veículo para essas transformações”, diz José Conrado Santos, Diretor Regional do SESI.SESI ANANINDEUA

Recursos pedagógicos garantem excelência educacional
Se na consciência ambiental a Escola SESI Ananindeua é nota dez, os recursos pedagógicos também se destacam por garantir educação de qualidade, preparando o profissional e o cidadão do futuro.O prédio conta com dez salas de aula, laboratórios de ciências e informática e é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. São oferecidas turmas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Continuada, Curso Pré-vestibular e Educação de Jovens e Adultos.

 projetos de aprendizagem oferecem novas experiências educacionais. Os alunos desenvolvem diversas habilidades em aulas de robótica, a partir da metodologia Lego Zoom que desperta o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia; participam de aulas em 3D com a ferramenta Eureka.In e são despertados ao empreendedorismo. O incentivo ao lazer e a às atividades físicas não ficam de fora. O playground tem piso produzido a partir de 348 pneus reutilizados, o bloco de recreação conta com teto verde que utiliza vegetação 100% regional e com baixo consumo de água e o ginásio poliesportivo tem cobertura termoacústica. 

Um bicicletário com 90 vagas guarda as bicicletas dos alunos, responsáveis e funcionários, prática que garante a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera.
“Damos outro tipo de orientação aos nossos alunos para que eles levem um aprendizado a mais para suas casas e familiares, como o consumo consciente e responsável de recursos como água e energia elétrica. Assim contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, completa José Olímpio Bastos, Superintendente Regional do SESI.

 

Inscrições abertas para o pré-vestibular 2017

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

prevestibular 505x180
O SESI Pará, por meio da Gerência de Educação, inicia no dia 29 de março as inscrições para o curso preparatório pré-vestibular 2017/2018. Podem participar do processo seletivo trabalhadores da indústria e seus dependentes que desejam se preparar para ingressar em instituições de nível superior por meio de provas específicas e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Clique aqui e saiba como se inscrever


Na edição anterior do pré-vestibular do SESI Pará, foram aprovados 20 alunos que se destacaram com pontuações elevadas e garantiram aprovações em universidades públicas e particulares.


prevestibular2017 250x250O resultado foi tão positivo que teve aluno conquistando aprovação em dose dupla. Dayanni de Lima foi aprovada nos cursos de Economia e Direito. Segundo a caloura, as aulas no SESI foram de grande relevância e muito importantes para alcançar uma pontuação elevada no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), conquistando as vagas. "Não foi fácil, mas eu tive ajuda de muita gente, em especial a da equipe do SESI. Com o pré-vestibular e com o meu esforço, consegui a minha aprovação. As aulas de Redação, Literatura, Matemática, Química, Física e outras supriram minhas expectativas. Valeu a pena fazer o curso", disse a analista de Controle e Qualidade da Ocrim.


Serviços: Os interessados no processo seletivo para o pré-vestibular do SESI Pará devem se inscrever no período de 29 de março a 26 de abril, gratuitamente, nos locais abaixo indicados:

  • - Departamento Regional do SESI: Travessa Quintino Bocaiúva, 1588. Nazaré Telefones: 4009-4938/4921/4930
  • - Escola SESI Ananindeua: Rua Cláudio Sanders, 1590. Maguari. Ananindeua. Fone 3255-1288.
 
Página 1 de 14
Follow us on Twitter

Transparencia

Acesso Rapido

 

banner-eletrnico_facebook-SESI-Par


banner site-redes

Publicidade

Banner Eletrônico SESI EAD

 

 

 

 

 


Últimas Notícias

Mais Acessados