Home EDUCAÇÃO Notícias

Educação

SESI/SENAI lançam novo Sistema de Gestão Escolar

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

SGE-site

Com o objetivo de aprimorar ainda mais os mecanismos de gestão nas suas áreas de educação, o SESI e o SENAI começarão a operar, a partir de 2015, o Sistema de Gestão Escolar (SGE). O novo sistema irá padronizar os processos educacionais das duas instituições, permitindo um maior controle e rastreabilidade sobre a execução das ações de ensino, gestão escolar única, otimização de recursos e maior envolvimento dos responsáveis e da comunidade escolar.

O lançamento do projeto será realizado na segunda-feira (1º), na sede da FIEPA, e reunirá diretores, coordenadores e secretários das escolas SESI/SENAI, gerentes de educação, líderes de processos, usuários chave e multiplicadores. Neste primeiro momento, serão apresentados a equipe de implantação do sistema, os papéis e responsabilidades, além dos objetivos, escopo e cronograma do projeto.

O programa SGE conta com a participação de nove DRs e do SENAI- CETIQT que, juntos, têm construído um modelo de gestão padronizado e que atenda às suas necessidades comuns. No Pará, o projeto abrange ações de planejamento, instalação e configuração, capacitação, testes, implantação em unidades piloto e a expansão a todas as unidades SESI/SENAI.

O lançamento do projeto de implantação do Sistema de Gestão Escolar acontece no 9º andar, Bloco B, da FIEPA, com abertura às 8h15.

 

Tecnologia é diferencial de ensino nas escolas SESI Pará

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

cria 505x180

Conceituada em todo o Brasil, a rede de escola do Serviço Social da Indústria (SESI) é referência em qualidade e inovação na educação. Pensando na melhor forma de aprendizado, os professores são qualificados com os mais modernos métodos de ensino, oferecendo aos alunos oportunidades de atividades em extraclasse, desenvolvendo criatividade, interatividade e raciocínio lógico. Presente em mais de 9 cidades no estado, as unidades de ensino oferecem tecnologia através da introdução da robótica, empreendedorismo e projeções de objetos em 3D, facilitando o aprendizado e estimulando a criança a compreender informações mais complexas no ensino.

A Escola SESI introduz de forma prática a tecnologia ao aluno, oferecendo recursos que poderão influenciar no rendimento escolar, estimulando o aprendizado em sala de aula de forma simples e divertida. Dessa forma, os professores passam por qualificação através dos programas Legozoom e Eureka.in, estendendo um conteúdo dinâmico e mostrando aos alunos novas referências no ensino, resultando assim, a formação de pessoas com facilidade em solucionar problemas, resolver conflitos, tal como, estimular a criatividade do aluno.

O uso de metodologias de ensino, inovação e a utilização de novos recursos tecnológicos, são baseados na importância de um programa contínuo de capacitação que o professores da Rede SESI passaram ao longo do ano. Em conseqüência, a abordagem melhora o processo formativo dos docentes com reflexos no processo de ensino dos alunos. “O SESI ofereceu ao longo do ano a formação continuada para os docentes no Programa ZOOM Curricular, objetivando o aprimoramento do uso eficiente de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem articulando as diferentes áreas do conhecimento na educação básica, abordando o contexto da sala de aula, as situações de aprendizagem”, destacou a gerente de educação do SESI, Márcia Arguelles.

Serviço: Para efetuar a matrícula é importante estar munido dos documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência), caso haja transferência, portar o histórico escolar. Vale ressaltar que a Escola SESI está presente em: Icoaraci, Ananindeua, Santa Izabel, Castanhal, Altamira, Marabá, Santarém, Paragominas e Parauapebas. Mais informações: 4009-4921

 

Educação fiscal ganha reforço por meio do SESI Pará

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

sefa 505x180
A Secretaria de Estado da Fazenda recebeu, no dia 22 de setembro, a peça Voto Cidadão, iniciativa do Sistema FIEPA, realizada por meio do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI Pará). A programação fez parte das comemorações do Dia Estadual de Educação Fiscal, comemorado no dia 21 de setembro, e contou com a presença do superintendente do SESI Pará, José Olimpio Bastos, e do secretario de Estado da Fazenda, José Tostes Neto.

Estudantes de escolas públicas e educadores formaram a plateia que conheceu a forma correta de como acompanhar o recolhimento de impostos, por meio do programa Nota Fiscal Cidadã.


Como parte da programação, José Tostes Neto e José Olimpio Bastos assinaram um Termo de Cooperação Técnica que prevê a capacitação de professores da Rede SESI de Educação para aplicar conteúdos do Programa Nacional de Educação Fiscal como disciplina nas escolas do SESI e instituições de ensino estaduais.

sefa 350x250De acordo com o Superintendente do SESI Pará a iniciativa vem garantir a formação de alunos mais bem orientados, gerando cidadãos mais conscientes e envolvidos com os avanços necessários para a sociedade. “Esse conteúdo é um diferencial que nossos alunos têm e que, certamente, influencia na forma de lidar com o bem público”, disse.

Para José Tostes Neto, “enfatizar as ações de Educação Fiscal é aprofundar ações ligadas diretamente à cidadania. Com o apoio do SESI levaremos um pouco mais de conhecimento às crianças e aos seus pais e responsáveis.”. O Programa de Educação, que  integra o Programa Nacional de Educação Fiscal, é fruto de uma parceria da Sefa com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano (Seidurb), Secretarias de Finanças dos Municípios, Receita Federal do Brasil e Centro Regional da Escola de Administração Fazendária (Centresaf).


A programação foi concluída com a apresentação da peça “Senhor Cidadão, Você é o Patrão”, do Grupo Experiência.

 

Voto Cidadão é destaque na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

votocidadao 505x180
A importância do processo eleitoral e como o cidadão pode acompanhar a aplicabilidade dos recursos em benefício público é o tema central de dois livros que ganharam relançamento durante a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar. Antes de autografar as publicações, na terça-feira (03), o superintendente regional do SESI Pará, José Olimpio Bastos, autor de ‘Senhor Cidadão, Você é o Patrão’ e ‘A Força do Cidadão’, ministrou uma palestra para apresentar o projeto Voto Cidadão, iniciativa do Sistema FIEPA.


O Voto Cidadão teve origem em 2010, por meio de uma iniciativa do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação da FIEPA e do Serviço Social da Indústria (SESI) e alcança o público por diversos meios, como livros, cartilhas, vídeos educativos e uma peça teatral. Todos os materiais têm linguagem acessível, podendo ser trabalhados em grupos de todas as idades e são distribuídos gratuitamente nas unidades do SESI, OAB, TRE e MPF, nossos parceiros no projeto, em Belém e no interior do Estado.


votocidadao 350x250A palestra teve a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI de Educação de Belém, Icoaraci, Santa Isabel e Castanhal. “Este ano teremos eleições e é importante reforçar, de maneira neutra e apartidária, a importância de todos nós, cidadãos, no que diz respeito à melhoria do país. É escolhendo melhores representantes que conseguimos um país mais justo e digno para todos”, disse José Olimpio.


Maria de Fátima dos Santos, uma das alunas que garantiu os livros do projeto comentou que pretende refletir e levar a iniciativa a outras pessoas. “Foi a primeira vez que eu ouvi sobre o Voto Cidadão e achei muito interessante saber que o meu voto faz a diferença numa eleição. Quero levar esse conhecimento para meus colegas e parentes”, falou a aluna.


Programação – Até o dia 08 de junho, o Sistema FIEPA permanece na Feira do Livro com diversas atividades como o acervo bibliográfico da entidade, orientações sobre estágio e emprego e as inovadoras aulas em 3D. A Feira acontece entre os dias 30 de Maio a 8 de Junho, no Hangar.


Nesta edição da Feira do Livro, a FIEPA reunirá todas as casas que compõe o sistema em um único estande. No espaço, estará disponível o acervo bibliográfico e materiais didáticos, reunindo os livros utilizados pelo SESI na educação básica e o material usado no SENAI para educação profissional. Durante todos os dias da Feira, equipes do IEL estarão no Hangar para orientar e cadastrar os estudantes que estão em busca de estágios.


Um dos diferenciais das Escolas SESI também está no Hangar. O Eureka.in, o mais abrangente e inovador software educativo disponível no mercado mundial, é apresentado aos visitantes em simulações, em uma das salas do Hangar. São ministrados conteúdos de biologia, química, física e matemática.


O Eureka.in conta com mais de 2.500 objetos de aprendizagem bilíngüe (Português/Inglês) em vídeos 3D e 3D Estereoscópico com textos, imagens, simulações interativas, laboratórios virtuais, testes e links de internet. A ideia é usar a tecnologia para tornar as aulas mais dinâmicas e sair do modelo tradicional, onde o professor só utiliza o quadro estático. As aulas serão no período de 18h às 21h, até o dia 06 de junho.

Voto Cidadão é destaque na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro

A importância do processo eleitoral e como o cidadão pode acompanhar a aplicabilidade dos recursos em benefício público é o tema central de dois livros que ganharam relançamento durante a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar. Antes de autografar as publicações, na terça-feira (03), o superintendente regional do SESI Pará, José Olimpio Bastos, autor de ‘Senhor Cidadão, Você é o Patrão’ e ‘A Força do Cidadão’, ministrou uma palestra para apresentar o projeto Voto Cidadão, iniciativa do Sistema FIEPA.

O Voto Cidadão teve origem em 2010, por meio de uma iniciativa do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação da FIEPA e do Serviço Social da Indústria (SESI) e alcança o público por diversos meios, como livros, cartilhas, vídeos educativos e uma peça teatral. Todos os materiais têm linguagem acessível, podendo ser trabalhados em grupos de todas as idades e são distribuídos gratuitamente nas unidades do SESI, OAB, TRE e MPF, nossos parceiros no projeto, em Belém e no interior do Estado.

A palestra teve a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI de Educação de Belém, Icoaraci, Santa Isabel e Castanhal. “Este ano teremos eleições e é importante reforçar, de maneira neutra e apartidária, a importância de todos nós, cidadãos, no que diz respeito à melhoria do país. É escolhendo melhores representantes que conseguimos um país mais justo e digno para todos”, disse José Olimpio.

Maria de Fátima dos Santos, uma das alunas que garantiu os livros do projeto comentou que pretende refletir e levar a iniciativa a outras pessoas. “Foi a primeira vez que eu ouvi sobre o Voto Cidadão e achei muito interessante saber que o meu voto faz a diferença numa eleição. Quero levar esse conhecimento para meus colegas e parentes”, falou a aluna.

Programação – Até o dia 08 de junho, o Sistema FIEPA permanece na Feira do Livro com diversas atividades como o acervo bibliográfico da entidade, orientações sobre estágio e emprego e as inovadoras aulas em 3D. A Feira acontece entre os dias 30 de Maio a 8 de Junho, no Hangar.

Nesta edição da Feira do Livro, a FIEPA reunirá todas as casas que compõe o sistema em um único estande. No espaço, estará disponível o acervo bibliográfico e materiais didáticos, reunindo os livros utilizados pelo SESI na educação básica e o material usado no SENAI para educação profissional. Durante todos os dias da Feira, equipes do IEL estarão no Hangar para orientar e cadastrar os estudantes que estão em busca de estágios.

Um dos diferenciais das Escolas SESI também está no Hangar. O Eureka.in, o mais abrangente e inovador software educativo disponível no mercado mundial, é apresentado aos visitantes em simulações, em uma das salas do Hangar. São ministrados conteúdos de biologia, química, física e matemática.

O Eureka.in conta com mais de 2.500 objetos de aprendizagem bilíngüe (Português/Inglês) em vídeos 3D e 3D Estereoscópico com textos, imagens, simulações interativas, laboratórios virtuais, testes e links de internet. A ideia é usar a tecnologia para tornar as aulas mais dinâmicas e sair do modelo tradicional, onde o professor só utiliza o quadro estático. As aulas serão no período de 18h às 21h, até o dia 06 de junho.

 

SESI Pará sedia capacitação nacional do Programa Lego Zoom

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

capacitacaolego 505x180

A educação é um dos pilares de toda sociedade desenvolvida. A busca pelas melhorias nesse setor são de uma responsabilidade singular por cuidar principalmente dos jovens, que são o futuro da nação. O SESI, em parceria com a LEGO Education, promoveu entre os dias 7 e 16 de Maio, um ciclo de palestras e aulas práticas para formação e aperfeiçoamento dos docentes da Rede SESI de ensino fundamental e médio. O objetivo do programa é fazer o professor trabalhar, na prática, o funcionamento dos conteúdos que ele está vendo na teoria, facilitando e qualificando o processo de aprendizagem.


Esse ano, o SESI Pará teve um diferencial, sediando a capacitação nacional dos interlocutores do programa e multiplicadores, que são professores preparados para ensinar, tecnicamente, outros professores. A primeira etapa do evento, que foi realizada entre os dias 7 e 9 de Maio e contou com a participação de representantes dos 27 departamentos de todos os estados, foi coordenado pelo capacitacaolego 350x300Departamento Nacional do SESI e o Departamento Regional do SESI Pará.


Apesar de ser um instrumento utilizado há alguns anos nas unidades do SESI, a tecnologia ainda é novidade para alguns professores. “Esse foi o meu primeiro contato com o Lego Zoom e achei fantástico. Percebemos que dá novas possibilidades e se, nós, professores, já estamos encantados, imagine os alunos”, fala Midson Matos Damasceno, da unidade de Castanhal. “A construção do conhecimento é muito válida quando a gente percebe que os alunos constroem o próprio conhecimento e o Programa Lego Zoom dá um leque de inúmeras possibilidades”, diz.


Já na segunda semana de programação, entre os dias 13 e 16 de Maio, foram ministradas aulas para capacitar docentes do Ensino Médio e Ensino Fundamental I e II das escolas do SESI Pará. A professora Erika Denize Lopes, Coordenadora Pedagógica do Lego Zoom e responsável pela turma dos docentes do Fundamental II elogiou os professores presentes. “Os professores do SESI têm se mostrado interessados em aprender mais sobre o Lego Zoom. Estão abertos a novas ideias, e isso é muito bom”, disse. “Nós somos adeptos da Teoria do Construcionismo e sabemos que a diferença é grande quando aprendemos praticando. Se no modo tradicional só virmos teoria, certamente isso criará uma distância para o aluno”, avaliou.


capacitacaolego2 350x300Todo o investimento se aproxima do que o SESI tem buscado para suas escolas e seus alunos, o que garante bom retorno para todos. “Fazemos todo o esforço para dar as condições necessárias para que nossos professores possam ministrar suas aulas de forma adequada. Esse programa é riquíssimo porque trabalha a interdisciplinaridade, tendo a robótica como carro chefe”, explicou Márcia Arguelles, Gerente de Educação do SESI.


Para Wynklys Lima, professor do SESI Marabá, esse método de ensino consegue manter a atenção dos alunos, tornando as aulas mais interessantes e movimentadas.  “Eu acredito que essa tecnologia do Lego Zoom é muito importante por ser um novo instrumento de didática, estimulando o aluno a aprimorar sua dedução lógica e criatividade”, completou.

 
Página 1 de 8
Follow us on Twitter

Acesso Rapido

Banner-educacao

carinho_de_verdade

banner-eletrnico_facebook-SESI-Par
banner site-redes

Publicidade

banner eletrônico resultado 2014

capa conexaosesi

  capa psqt

Twitter

 

Últimas Notícias

Mais Acessados