Home EDUCAÇÃO Notícias Estudantes visitam a exposição Belém de Todas as Épocas

Estudantes visitam a exposição Belém de Todas as Épocas

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

baraorio 505x180

A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi a primeira escola a levar alunos para conhecer a exposição Belém de Todas as Épocas, realizada pelo Sistema Fiepa por meio do Serviço Social da Indústria (SESI Pará). A mostra pode ser visitada no Espaço Cultural do Sistema Fiepa e fica em cartaz até o fim de janeiro de 2017, com intervalo entre os dias 18/12/2016 à 03/01/2016.


A exposição proporciona aos visitantes um passeio por diversas épocas desde a fundação da cidade até se tornar a metrópole que conhecemos. Ao percorrer o espaço é possível conhecer diversos locais da cidade no início do século XX quando trafegavam bondes e os barcos ancorados do Ver-o-Peso e a representação da cidade atual, com avenidas largas, carros e prédios.


De acordo com a professora Elaine Nassar Pinho, que integra o projeto interdisciplinar Mundiar, o objetivo da visita foi aproximar os da história. “Dentro do 3º módulo do projeto Mundiar há a disciplina de História do Brasil. Mas penso que eles precisam olhar para a evolução histórica da própria cidade em que vivem, para poder conceber a História do Brasil com um olhar diferenciado, se transportando para o momento, vivenciando e refletindo sobre o mesmo”, disse. “Acredito que após contato com esse produto educativo, os alunos podem ser ativos na construção de uma cidade melhor”, opinou.


Percepção - Diego Victor, aluno de 15 anos, não tinha conhecimento de uma Belém diferente da que encontramos hoje. Analisando uma das peças expostas, que registrava as paisagens urbanas da Avenida Nazaré, o estudante se espantou. “Só tinha um bondinho no meio da rua e muitas árvores. Está muito diferente”.


Para Ingrid Viana, de 16 anos, a rua João Alfredo, no Centro, foi a que mais chamou atenção. Segundo a aluna, as vestimentas das pessoas que estavam na fotografia destoavam das que são usadas atualmente. “Os meios de transporte dessa época também são bem diferentes”, analisa a imagem em preto e branco.


Serviço: Exposição Belém de Todas as Épocas, no Espaço Cultural do Sistema FIEPA (Tv. Quintino Bocaiúva, 1588). Em exibição até janeiro de 2017.


O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Entrada gratuita.


E-mail para agendar visitas das escolas: belemepocas@gmail.com

 
Follow us on Twitter

Transparencia

Acesso Rapido

 

banner-eletrnico_facebook-SESI-Par


banner site-redes

Publicidade

Banner Eletrônico SESI EAD

 

 

 

 

 


Últimas Notícias

Mais Acessados