Home

Projeto reforça conscientização sobre a importância das eleições

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

VOTO2

O voto é o principal instrumento de cidadania ao alcance da população. É com este ato que a sociedade tem a possibilidade de escolher seus representantes e definir de que forma os recursos públicos serão administrados. Para reforçar esse debate e levar mais informação e conscientização à comunidade em geral, neste ano, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) - por meio do seu Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI), retoma o projeto ‘Voto Cidadão’. A iniciativa teve origem em 2010, em uma parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA).

O projeto alcança o público por diversos meios, como livros, cartilhas, vídeos educativos e uma peça teatral. Todos os materiais têm linguagem acessível, podendo ser trabalhados em grupos de todas as idades e serão distribuídos gratuitamente nas unidades do SESI, OAB, TRE e MPF, em Belém e no interior do Estado. “Com o projeto Voto Cidadão queremos levar mais conscientização à população como um todo, independente de sua classe social. É o momento de mostrarmos que o voto tem o mesmo valor para qualquer pessoa, seja um simples cidadão, uma pessoa famosa ou o maior bilionário do país. Nas urnas, temos o mesmo poder de decisão, somos todos iguais”, detalha José Olimpio Bastos, superintendente regional do SESI.


Para aproximar a comunidade ainda mais dessa conscientização, a temática será apresentada de forma artística, com a peça “Sr. cidadão, você é o patrão”, encenada pelo Grupo Experiência. O texto foi criado na primeira etapa do projeto e agora ganhará uma remontagem com o contexto atualizado e que poderá ser adaptado para escolas, centros comunitários, associações de moradores, empresas e outros.



O Projeto Voto Cidadão é uma ação pioneira do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação da FIEPA, e coordenado pela Gerência de Responsabilidade Social Empresarial do SESI/PARÁ. De maneira neutra e apartidária, o projeto tem como objetivo a educação cidadã e a consciência política dos eleitores paraenses. Os resultados da primeira etapa são positivos e ultrapassam as fronteiras locais, levando a conscientização e a qualificação da democracia a outros estados brasileiros.


“O setor produtivo, por meio do Sistema FIEPA, se envolve novamente nesse processo de conscientização dos cidadãos, pois acredita que a participação ativa dos eleitores, de maneira mais engajada, é a solução para contarmos com representantes mais conscientes e compromissados com o desenvolvimento sócio-econômico. O setor industrial brasileiro, que representa 28% do PIB, recolhe 45% de todos os impostos, emprega 25% da população e responde por metade das exportações, está intimamente ligado ao setor público. Dependemos de políticos sérios para podermos crescer e, dessa forma, gerar mais riqueza para a nação brasileira”, analisa o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.


As empresas, escolas e demais instituições interessadas em receber o conjunto educativo deve entrar em contato com a Gerência de Responsabilidade Social do SESI, em Belém, por meio dos telefones (91) 4009-4973 / 4974 ou através do e-mail: votocidadao@sesipa.org.br. O material é fornecido de forma gratuita.



Conscientização ganha reforço com a peça ‘Sr. Cidadão, Você é o Patrão’

Em 2012, a peça ‘Sr. Cidadão, Você é o Patrão’ vai reforçar o projeto ‘Voto Cidadão’ e contribuir para a conscientização da população no que fiz respeito a importância do voto. A primeira montagem aconteceu em 2010, durante a etapa inicial do projeto e recebeu o nome de ‘Somos os Patrões’. Já para as apresentações deste ano, a obra será atualizada, contextualizando as cenas com a atualidade paraense e brasileira.



“A primeira montagem marcou o Grupo Experiência porque foi a primeira vez que, em 40 anos de história, encenamos uma peça encomendada pela indústria. O teatro é a forma mais imediata e ágil de atingir o público. O grande diferencial desta performance é a conscientização de uma forma leve, clara, objetiva e direta”, afirma Geraldo Salles, diretor do Grupo Experiência.



O texto da peça é uma adaptação da professora e escritora paraense Helena Girard, com base nos livros ‘Senhor Cidadão, Você é o Patrão” e “A Força do Cidadão”, de autoria do superintendente do SESI, no Pará, José Olimpio Bastos. Os direitos autorais das obras foram doados ao projeto. “Com a peça, o que é abordado no livro ganha um aspecto visual, então se torna mais fácil se identificar com as situações do dia-a-dia e se sentir ainda mais estimulado a lutar pelos nossos direitos”, diz José Olimpio.



Contexto - A história de “Sr. Cidadão, você é o Patrão” se passa numa feira de Belém e toma como base uma situação real. Durante conversas entre um feirante chamado Juca e seus clientes, principalmente um doutor, chamado de Seu Zé, os espectadores são esclarecidos sobre seus verdadeiros direitos e deveres como cidadãos.



Nos diálogos da peça são tratados assuntos como voto, cidadania, diferença de poderes federal, estadual e municipal, impostos, entre outros, mas utilizando a sátira para deixar tudo mais leve.  “A peça foca na importância de se conhecer direitos básicos que podem melhorar o nosso dia-a-dia. Temos que cobrar providências, afinal todos pagamos inúmeros impostos e temos que cobrar a aplicação destes recursos”, resume Helena Girard.



A encenação dura cerca de 30 minutos e todo o cenário e figurino foram feitos especialmente para a apresentação. Inclusive, a sugestão da organização do projeto é que a peça possa ser remontada com adaptações de texto de acordo com a realidade de empresas, escolas, centros comunitários e outros locais.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rapido

 banner aprovados menor

Banner-educacao

carinho_de_verdade

banner-eletrnico_facebook-SESI-Par
banner site-redes

Publicidade

banner eletrônico resultado 2014

capa conexaosesi

  capa psqt

Twitter

 

Últimas Notícias

Mais Acessados