Home Notícias Qualidade de vida do trabalhador da indústria é debatida em congresso

Qualidade de vida do trabalhador da indústria é debatida em congresso

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

congresso 505x180

Dois trabalhos científicos oriundos do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) foram apresentados no XVIII Congresso Médico Amazônico, em Belém. O DSEV é uma ferramenta utilizada pelo SESI para identificar os hábitos de vida, as condições e o acesso à saúde em geral e relacionada ao trabalho dos funcionários da indústria.

O conteúdo levado ao Congresso foi desenvolvido pelo funcionário Rodrigo Canto, auxiliar administrativo do SESI Pará. Os artigos apresentados foram 'Diagnóstico Médico Referido dos trabalhadores das indústrias do Pará no biênio 2013/2014' e 'Acesso à saúde e indicadores de saúde bucal dos trabalhadores das indústrias do Pará'.

O primeiro artigo apresenta dados sobre a percepção que os próprios trabalhadores têm sobre a sua saúde. “Com este trabalho, pôde-se concluir que poucos industriários possuem problemas sistêmicos, como diabetes e hipertensão, quando comparados a população trabalhadora do Estado do Pará. Além disso, grande parte tem ou já teve problemas osteomusculares e articulares, como problemas de coluna e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, os DSRT”, explica o fisioterapeuta e assistente administrativo do SESI Indústria Saudável, Rodrigo Canto, autor dos trabalhos.

congresso 350x250O segundo artigo concluiu que os trabalhadores da indústria paraense, apesar de terem mais acesso à saúde do que a população geral do Estado, não possuem uma boa saúde bucal. “Mais da metade dos industriários necessitam de tratamento bucal de alta complexidade. Esse tipo de tratamento pode incluir cirurgias e colocação de órteses e próteses, por exemplo”, afirma Canto.

Congresso - Com o tema 'A contribuição dos profissionais da saúde nos 400 anos de Belém', o XVIII Congresso Médico Amazônico foi realizado de 24 a 27 de abril de 2016, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Organizado pela Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP), o evento ocorre a cada dois na capital do estado e tem como objetivo a troca de conhecimentos e a atualização dos profissionais de saúde a respeito de patologias e técnicas de tratamento mais modernas.

 
Follow us on Twitter

Últimas Notícias

Mais Acessados