Notícias

Campanha conjunta entre SESI e Sinduscon-PA leva a prevenção ao novo coronavírus à empresas da construção civil

Campanha conjunta entre SESI e Sinduscon-PA leva a prevenção ao novo coronavírus à empresas da construção civil

Campanha conjunta entre SESI e Sinduscon-PA leva a prevenção ao novo coronavírus à empresas da construção civil

 

A informação como a principal aliada da prevenção ao novo coronavírus é o mote da campanha ‘Com cuidado se constrói’, realizada em conjunto entre o SESI Pará e o Sindicato da Indústria de Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA). A iniciativa foi iniciada nesta sexta-feira (05), em um canteiro de obras da empresa Quadra Engenharia, na Av. Visconde Souza Franco, em Belém.

Durante a campanha uma equipe formada por médicos, enfermeiros, engenheiros do Trabalho e técnicos em Segurança do Trabalho do SESI Pará  visitam os canteiros de obra e realizam palestra com orientações sobre como se prevenir da Covid-19 no local de trabalho e em diversas situações do dia a dia. Ao final do encontro todos os trabalhadores passam pelo teste de oximetria e medição de temperatura corporal. “Neste momento a informação é a principal aliada no combate ao coronavírus. Precisamos retomar nossas atividades profissionais e isso deve ser feito com todo o cuidado possível para garantir a saúde e a segurança dos profissionais que estão nos canteiros de obra”, explica Jacilaine de Sousa, gerente de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Pará.

Para o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, poder oferecer esse serviço às empresas é fundamental. “Essa ação tem como foco os trabalhadores da construção civil. Mais do que nunca precisamos ter atenção à vida e com essa ação preventiva queremos que as orientações cheguem também às casas e às famílias desses profissionais, multiplicando o conhecimento e ampliando o número de pessoas conscientizadas”, diz Alex Carvalho, indicando que a ação deve chegar a 50 canteiros de obra na Região Metropolitana de Belém.

De acordo com Dário Lemos, superintendente do SESI Pará, a ação se une a uma série de iniciativas que já estavam sendo realizadas. “A pandemia trouxe novos desafios para as indústrias no que diz respeito à saúde laboral, não só em termos dos problemas diretamente relacionado à Covid-19, como também outros fatores que passam a impactar diretamente como a saúde mental desses trabalhadores. Diante disso, o SESI-PA já vem realizando o atendimento online psicossocial e médico de orientações de enfrentamento ao cenário atual a diversas indústrias da região, com o objetivo de apoiá-las no que for preciso neste momento”, indica.

Para o diretor da Quadra Engenharia, Antônio Couceiro, a ação dá a possibilidade de passar a mesma informação a toda a equipe e monitorar a saúde deles. “Os trabalhadores passam, em média, 8 horas no canteiro de obras, é um terço do dia deles. Com essa ação do SESI Pará e do Sinduscon-PA conseguimos que eles saibam como se prevenir da contaminação, as condutas corretas a terem no espaço de trabalho e possam levar esse ensinamento para seus familiares e reproduzir dentro de casa”, encerra Couceiro.

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI