Notícias

Conhecimento e investimentos sociais em foco na Exposibram 2020

Conhecimento e investimentos sociais em foco na Exposibram 2020

Conhecimento e investimentos sociais em foco na Exposibram 2020

A relevância de minérios como a bauxita, que é produzida pela Mineração Rio do Norte (MRN) no oeste do Pará, será compartilhada com o público no espetáculo científico virtual Ciência em Show, patrocinado pela MRN na programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram 2020), dia 25 deste mês, às 19h30, no YouTube do Portal da Mineração. No mesmo dia, a mineradora também vai compartilhar suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento local nesta região no Fórum Negócios de Impacto Social.

Maior produtora brasileira de bauxita, a MRN opera no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná. Este minério é a matéria-prima do alumínio, que ajuda a tornar realidade várias soluções essenciais para o cotidiano como utensílios domésticos, celulares, cabos de transmissão e distribuição de energia, equipamentos médicos e computadores. “Com segurança e compromisso socioambiental, produzimos um minério que é essencial para o nosso dia a dia e que ajuda a desenvolver a região onde atuamos e o Brasil”, comenta Guido Germani, diretor-presidente da MRN.

Na Live Ciência em Show, os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston destacarão experiências com minérios, apresentarão a importância e várias curiosidades em uma ação que pode ser utilizada como atividade extraclasse para alunos com o objetivo de ensinar, de forma lúdica, Ciência, Química, Física e compartilhar noções de Geologia. “Este espetáculo diverte, gera conhecimento e desperta a atenção dos mais jovens para o universo da mineração”, comenta Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organizador da Exposibram.

O Ciência em Show é realizado há 18 anos com o propósito de evidenciar a inovação e tecnologia em projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino. Por meio do Instituto Ciência em Show (ICS), entidade sem fins lucrativos, são colocados em prática projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência na sociedade brasileira. Para os idealizadores do projeto, a ciência é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e o cidadão que sabe lidar com conceitos científicos básicos tem uma melhora significativa na qualidade de vida, torna-se mais crítico e apto ao empreendedorismo e à inovação.

O espetáculo científico utiliza recursos visuais presentes em peças teatrais, programas de TV para despertar a atenção da audiência. Ele é direcionado para jovens e crianças, mas vai despertar a atenção de muitos adultos, que ainda têm muito a conhecer sobre as características e curiosidades dos minérios e seu uso para fabricar quase tudo o que consumimos e utilizamos no cotidiano.

Programação - A Exposibram vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de novembro, 100% virtual, e pretende atrair diversos especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas para debater a evolução tecnológica e as práticas corporativas responsáveis do setor mineral, além da preservação do meio ambiente, a saúde e a segurança de seus trabalhadores e a responsabilidade social junto às comunidades com que se relaciona. As inscrições para visitar a feira internacional de negócios, os estandes dos expositores, e o Congresso Brasileiro de Mineração são gratuitas. “Participar da Exposibram é uma oportunidade para a MRN se aproximar mais, compartilhar experiências e atualizar a sociedade sobre como desenvolvemos uma produção mineral sustentável na Amazônia”, declara Germani.

Fórum Negócios de Impacto Social

As 65 iniciativas socioambientais que atendem quase 100 mil pessoas anualmente na região do oeste paraense desenvolvidas pela MRN serão compartilhadas pela gerente de comunicação da mineradora, Karen Gatti, no Fórum Negócios de Impacto Social, que também será realizado no dia 25 de novembro, das 15h30 às 17h30, por meio deste link da Exposibram 2020.

Iniciativa da Redes/Fiepa, este Fórum é direcionado ao debate e à articulação de estratégias sobre os investimentos das mineradoras voltados ao desenvolvimento local, fomento a associações, cooperativas, cadeias produtivas e fornecedores locais, e o potencial para o estímulo do empreendedorismo, da geração de renda e da ativação econômica de comunidades. “Vamos pontuar as experiências dos projetos socioambientais da MRN, destacando, entre as iniciativas recentes, a parceria da empresa no grupo ‘Pela Vida no Trombetas’, criado para minimizar os efeitos da pandemia e garantir a proteção de comunidades tradicionais”, comenta Gatti. 

Por meio deste projeto, a MRN já investiu mais de R$ 8 milhões na compra de respiradores, equipamentos de proteção individual, testes rápidos, equipe medica,  materiais de limpeza para os hospitais de Oriximiná, Terra Santa, Faro, Óbidos e Alenquer. “Paralelamente, distribuímos mais de 10 mil cestas básicas para garantir a segurança alimentar e incentivar o isolamento social de 25 comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas”, completa Gatti.

O Grupo de Trabalho para o Enfrentamento à Covid-19 “Pela Vida no Trombetas” reúne, além da MRN, representantes do Ministério Público do Estado do Pará, Universidade Federal Fluminense de Oriximiná e entidades representativas de quilombolas, indígenas e ribeirinhos desta região. 

Serviço:

A Live Ciência em Show, que tem patrocínio da MRN e da AngloGold Ashanti, será transmitida de forma gratuita no dia 25 de novembro, às 19h30, pelo Youtube no  link: youtube.com/PortaldaMineracaoBrasil. Para participar da Exposibram 2020, gratuitamente, basta se inscrever neste link



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI