Notícias

Estudantes de escolas públicas do Marajó estreiam em torneio de robótica educacional

Estudantes de escolas públicas do Marajó estreiam em torneio de robótica educacional

Estudantes de escolas públicas do Marajó estreiam em torneio de robótica educacional

Equipes de três escolas de São Sebastião da Boa Vista, município da região do Marajó, virão a Belém para participar pela primeira vez do Torneio SESI de Robótica First Lego League, considerada a maior competição de robótica educacional do Brasil. O evento será realizado nos dias 09 e 10 de fevereiro, das 9h às 18h, no SESI Ananindeua.

No início de 2022, quatro escolas do município, que tem pouco mais de 27 mil habitantes, passaram a contar com a metodologia SESI de Robótica por meio de uma parceria entre o SESI e Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista. As Escolas Municipais Pedro Nogueira, Magalhães Barata, Nossa Senhora de Lourdes e Emmanoel Lobato receberam kits de robótica e os educadores participaram de oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional.

A robótica na educação é um recurso que possibilita, entre outras coisas, que os alunos desenvolvam, construam e programem robôs usando motores, sensores, engrenagens, rodas, eixos e outros componentes. O objetivo pedagógico da metodologia SESI é que os estudantes tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia funciona nas aplicações da vida real, além de agregar desenvolvimento cognitivo, estimular a pesquisa e resolução de problemas, melhorar o relacionamento interpessoal e envolver os estudantes da Educação Básica em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Para colocar em prática os novos aprendizados, equipes de três dessas escolas virão a Belém para participar da edição 2023 do Torneio SESI de Robótica First Lego League. Neste ano, o tema Super Powered está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes são desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL vão usar a criatividade para pensar em um futuro energético inovador.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI