Notícias

Moradores da Comunidade quilombola de Moju recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Moradores da Comunidade quilombola de Moju recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Moradores da Comunidade quilombola de Moju recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Moradores da Comunidade Quilombola Jambuaçu, no município de Moju/PA, receberam, no dia 26 de janeiro, seus certificados de conclusão do Ensino Fundamental. Os dezessetes formandos foram contemplados pelo Programa de Capacitação Profissional, iniciativa da Hydro em parceria com o SENAI e SESI, que visa qualificar profissionalmente as comunidades vizinhas das atividades operacionais da empresa.  

Para conclusão do nível escolar, os recém-formados participaram da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA Fundamental (6º ao 9º ano), com duração de aproximadamente 12 meses. Executado pelo SESI, a metodologia adota o Reconhecimento de Saberes, processo de ensino baseado no conhecimento e nas competências desenvolvidas ao longo da vida.

Tomé Malcher, um dos formandos, já havia desistido de concluir o Ensino Fundamental, mas aproveitou a oportunidade e agora vislumbra novas conquistas a partir dos estudos. “Eram mais de 10 anos longe da escola, então eu nem cogitava mais voltar a estudar. Mas o projeto veio para a nossa comunidade, consegui me formar e estou muito feliz. Agora, com essa escolaridade, meu plano é fazer o Ensino Médio e outros cursos de capacitação profissional”, diz. 

Seguindo a Metodologia da Nova EJA, o curso contemplou, além do Reconhecimento de Saberes, as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. “Assumir um projeto como este é desafiador por conta de toda a logística, estrutura e metodologia diferenciada que é aplicada, mas o resultado é extremamente satisfatório. No que depender de nós, continuaremos apoiando a comunidade, através da indústria, para que possam continuar se qualificando e se preparando para as oportunidades profissionais”, comenta Márcia Arguelles, Gerente de Educação do SESI/PA.  

Luciana Luz, Analista de Responsabilidade Social da Hydro, também destaca a importância do Programa de Qualificação. “Essa é uma iniciativa que surgiu em 2020 e hoje já estamos levando o Programa para todos os municípios onde a Hydro atua. Isso só reforça o olhar atento da nossa empresa pelas pessoas e em criar ferramentas para que as comunidades se desenvolvam e possam ter acesso, cada vez mais, à educação de qualidade e oportunidades profissionais”, destaca a analista. 

Sobre o programa
Programa de Capacitação Profissional, iniciativa da Hydro em parceria com o SESI e SENAI, é fruto do diálogo com as comunidades vizinhas das atividades operacionais da empresa. O objetivo é oferecer educação básica e cursos técnicos profissionalizantes para os moradores dessas comunidades, visando deixar um legado de conhecimento e suportar a autossuficiência financeira, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento sustentável. Esse programa está alinhado à estratégia da Hydro de promover o desenvolvimento de habilidades e capacidades com valor compartilhado para o futuro das comunidades.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI