Notícias

MRN traz aplicativos inéditos para a área de obras

MRN traz aplicativos inéditos para a área de obras

MRN traz aplicativos inéditos para a área de obras

A indústria tem buscado, cada vez mais, a sustentabilidade de seus negócios ao adotar inovações tecnológicas, seja para otimizar custos, evitar desperdícios de insumos ou aprimorar processos. Na Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita do Brasil sediada no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, essa é uma realidade contínua. A novidade agora está por conta da implantação de dois aplicativos na área de obras que, além de imprimirem maior celeridade ao trabalho, contribuem para redução de gastos e garantia de atendimento a legislação. São eles: o Construcode e o SGG, plataformas já conhecidas em alguns segmentos do Brasil, mas usadas de forma pioneira na mineração, tendo a MRN como protagonista das iniciativas.

 

As ferramentas foram adquiridas pela Diretoria de Implantação sob a coordenação da Gerência de Projetos e Obras da empresa, que criou um grupo de inovação, formado pelas engenheiras Camila Batista Nascimento e Daianna Borges, sendo estas responsáveis pela identificação das plataformas no mercado e realização de todos os experimentos necessários antes da implantação. O aplicativo ConstruCode tornou-se promissor nos projetos, incluindo os de alta complexidade, dando maior mobilidade aos engenheiros em áreas mais distantes. A partir de então, quando os projetos de engenharia são atualizados pelas empresas projetistas, estes são disponibilizados automaticamente em todas as frentes de trabalho.

 

“Antes, os trabalhos em campo eram realizados com o manuseio do projeto impresso e caso ele sofresse mudanças, o o profissional tinha que retornar ao escritório e  aguardar que os projetos de engenharia fossem impressos em sua última versão e assim tantas vezes que fosse preciso. Agora, basta acessar por meio de QR Code no celular ou tablet para se ter em um click a atualização do projeto em todas as frentes de trabalho. É uma plataforma que está revolucionando a área de obras na empresa”, celebra Raphael Cadinelli, gerente de Projetos e Obras da MRN.

 

Mensalmente, são impressos 2 mil projetos na área de obras. Com o ConstruCode houve uma economia de 50% com o custo de impressão. “Além disso, temos outros inúmeros benefícios com a plataforma, que otimiza o controle da distribuição dos projetos atualizados, reduz erros, confere maior assertividade nas medições e diminui custos em geral, com combustível e mão de obra, além de contribuir com o meio ambiente”, explica Rodrigo Penteado, líder de Projetos da MRN.

 

O aplicativo permite consulta por áreas de trabalho, como terraplenagem, eletricidade, arquitetura, utilidades e sondagens. A plataforma está surpreendendo e ganhando, cada vez mais, boa aceitação por parte dos que atuam diretamente no campo de obras.

 

“Estou achando fantástica a ferramenta, pois ela garante que os projetos utilizados nas obras tenham sempre a última versão disponibilizada, além de permitir acessar diversas plantas, das mais variadas disciplinas, em um só lugar. Outra vantagem, é que ela substitui a necessidade da turma de campo carregar consigo um grande volume de projetos impressos. Nesse sentido, a consulta é realizada muito rápida! Além de ser possível ampliar para melhor visibilidade dos detalhes”, comemora José Roberto Guimarães, gerente geral de Obra da AC Parceria e Terraplenagem.

 

 

Padronização da gestão de contratadas

 

Outro aplicativo implantado com sucesso na área de obras da MRN é o SGG, voltado para a saúde e segurança dos colaboradores de empresas terceirizadas. Por meio da plataforma, todas as contratadas poderão acompanhar a documentação completa de cada empregado e checar pendências, como vencimentos de exames periódicos e prazos de atendimento aos planos de segurança. A atualização pode ser feita continuamente pelas empresas contratadas.

 

Entre os benefícios do SGG estão a garantia da certificação OHSAS 18001, voltada para gestão da saúde e segurança ocupacional, eliminação da falta de controle de documentação e de prazos de atendimento de documentos de saúde e segurança, redução do esforço da gestão da documentação de saúde e segurança das contratadas, redução da quantidade utilizada de papel e organização de todas as informações e documentos em uma única plataforma. “O software também fortalece as grandes empresas, que passam a ter uma gestão e controle mais padronizados, e facilita o trabalho de pequenas empresas, que têm a oportunidade de começar com um sistema de gestão completo. Isso tudo com um custo muito baixo”, afirma celebra Raphael Cadinelli, gerente de Projetos e Obras da MRN.

 

Bruno Melo, engenheiro de segurança da Projel Engenharia, empresa que presta serviço para MRN no segmento de investigação geotécnica, locação topográfica, instrumentação e gerenciamento, reconhece a importância da ferramenta. “Por meio dela é possível compilar todas as informações referentes a saúde e segurança de forma prática para gerenciá-las, evitando não conformidades e documentações obsoletas. A plataforma é extremamente útil porque podemos acessá-la remotamente para atualização de dados e documentações, saber previamente sobre alguma documentação que estar por vencer e inserir de forma fácil e prática as informações, além de eliminar documentos físicos desnecessários”, avalia.

 

Informações à Imprensa:

 

Mineração Rio do Norte

Relacionamento com a Imprensa

Fabiana Gomes – (93) 99122-9478 / (91) 98286-9746 / fabiana.gomes@mrn.com.br

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI