Notícias

Saúde e segurança no setor frigorífico é tema de workshop em Castanhal

Saúde e segurança no setor frigorífico é tema de workshop em Castanhal

Saúde e segurança no setor frigorífico é tema de workshop em Castanhal

Investir em estratégicas e soluções que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores, previnam acidentes e controlam os afastamentos é fundamental para a produtividade. Para debater a importância dessa conduta, o Departamento Nacional do SESI e o SESI Pará em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa) e Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (Abiec) realizaram em Castanhal, no dia 1º de agosto, o workshop ‘Segurança e Saúde na Indústria Frigorífica”.

Participaram do evento técnicos e gestores das áreas de recursos humanos, engenharia de segurança, medicina do trabalho de empresas do setor de 11 empresas frigoríficas de diversas regiões paraenses.

Durante o evento, além de conhecer como o SESI está atuando e o que oferece às empresas industriais do Pará, foi possível acompanhar as futuras mudanças no repasse de informações ao Governo Federal por meio do e-Social que já passa a vigorar em janeiro de 2018. “Temos rodado o Brasil com essas palestras alertando empresários e gestores que agora, mais do que nunca, temos que investir na prevenção dos acidentes. Não se pode mais permitir situações de vulnerabilidade. Não há jeitinho para a segurança”, disse Gustavo Nicolai, médico do trabalho do Departamento Nacional do SESI.

No workshop, Engenheiro do Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Moacir Cerigueli, mostrou ainda mudanças na Norma Regulamentadora (NR) 12, anexos da NR 36 e considerações sobre o trabalho em ambientes refrigerados.

Por fim, foi apresentada a série ‘100% Seguro’, vídeos educativos com instruções para melhorar a qualidade de vida do trabalhador das indústrias frigoríficas. A coletânea feita pelo SESI traz orientações de especialistas para incentivar as ações de Saúde e Segurança no Trabalho dentro das empresas e mostra a importância de estimular o trabalhador a adotar atitudes seguras e, assim, promover um ambiente de trabalho mais saudável.

“Esperamos que os participantes tenham aproveitado bastante o evento para conhecer mais sobre como prevenir acidentes em suas empresas e podem contar com o SESI nessa tarefa. Temos diversos serviços e mais do que isso, temos soluções para melhorar o desempenho das indústrias”, disse José Olimpio Bastos, Superintende do SESI Pará.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI