Notícias

SESI Pará tem professores selecionados para elaboração do Sistema Estruturado de Ensino

SESI Pará tem professores selecionados para elaboração do Sistema Estruturado de Ensino

SESI Pará tem professores selecionados para elaboração do Sistema Estruturado de Ensino

O SESI Pará teve quatro professores selecionados para a construção do Sistema Estruturado de Ensino. Os docentes Marcelo Cruz (Ciências Humanas), Isaac Farias (Linguagens) e Welton Souza (Ciências da Natureza), da unidade SESI Belém, se uniram ao professor de Matemática Alberto Júnior, da unidade SESI Paragominas, nesse processo que contou com a contribuição de mais de 120 profissionais da educação do SESI de todo o Brasil, indicados pelos Departamentos Regionais.

O Sistema Estruturado de Ensino é um projeto inovador que busca modificar o modelo de didática da Rede SESI em nível nacional, partindo da construção de materiais autorais alinhados à Base Nacional Comum Curricular. As mudanças buscam uma visão mais abrangente do ensino, não focando apenas em habilidades e competências pré-existentes, mas também na preparação do aluno SESI para um mundo cada vez mais tecnológico alinhado às profissões do futuro.

A ideia dessa nova estrutura é possibilitar um melhor entendimento dos professores sobre os objetivos de aprendizagem em cada etapa vivenciada pelos estudantes, servindo também como base para a construção de livros didáticos que estejam conforme a matriz elaborada pela equipe. Durante as reuniões, feitas em meio online, foram debatidos por docentes de todos os SESI do país, pontos significativos da Matriz de Referência Curricular da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio da educação básica regular e da EJA.

Selecionado para o projeto, o docente Alberto Júnior revela que se surpreendeu com o convite, mas que isso foi motivo de celebração pela oportunidade de colaborar com o ensino da rede nacional em nome do SESI Pará.

“Pelo fato de ser um professor de Matemática do interior do estado, não acreditei que teria meu trabalho observado desta forma. Fiquei muito feliz por ser notado e escolhido”, conta o professor, que atua na unidade SESI Paragominas desde 2017.

Alberto também afirma que a oportunidade serviu como forma pessoal de validar o trabalho desenvolvido. “Me senti mega valorizado e reconhecido dentro do Departamento Regional, o que faz eu me encher de orgulho e perceber que estou caminhando no rumo certo”.

Professor do SESI desde 2015, Marcelo Cruz, afirma que a experiencia de participar do Sistema Estruturado de Ensino proporcionou o compartilhamento da metodologia já trabalhada por ele, cujo foco é a compreensão de fatos e fenômenos de forma contextualizada, interdisciplinar, contextualizada e transversal, com um campo de visão ampliado. “Além da troca de experiências entre os colegas professores, foi de grande importância a troca cultural. Uma característica importante dentro desse trabalho foi a dedicação de cada professor, responsável por atuar em sua área de conhecimento, na construção da matriz curricular”, conclui.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI