Notícias

SESI promove eventos para debater a melhoria na gestão de saúde e segurança

SESI promove eventos para debater a melhoria na gestão de saúde e segurança

SESI promove eventos para debater a melhoria na gestão de saúde e segurança

A cada 48 segundos um trabalhador brasileiro sofre acidente. O dado preocupante é do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e reforça a importância de um novo olhar para a gestão de SST em todo o país.

Ao mesmo tempo em que processos produtivos, modelos de negócios, logística e outros segmentos evoluem, investimentos também devem ser empregados com foco na melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

No estado do Pará, o SESI realiza desde 2018 eventos específicos para promover o debate com empresas de diversos segmentos. Durante os Encontros Interativos em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho são abordados aspectos como as leis e normas regulamentadoras, os avanços pelos quais elas têm passado, mas também como as empresas podem reformular suas práticas em SST. “Queremos incentivar as empresas sobre o valor da prevenção. Podemos investir muito mais energia na melhoria da qualidade de vida do trabalhador, promovendo um ambiente mais saudável e responsável, ao invés de organizar e contabilizar atestados de afastamento do trabalho”, fala Jacilaine Sousa, gerente de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Pará.

No dia 30 de janeiro o evento foi realizado em Barcarena

O alerta reflete diretamente a crescente mudança no quadro da saúde dos trabalhadores. As lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares, ocorrências recorrentes no afastamento das atividades profissionais por adoecimento no trabalho, passaram a ter a frequente companhia de quadros como estresse e depressão. As ocorrências ganharam tanto destaque que a Organização Mundial da Saúde (OMS), incluiu na lista de doenças a síndrome de burnout, uma síndrome de esgotamento profissional.

Agenda – No mês de março, Paraupaebas receberá quatro turmas do encontro interativo. O evento será realizado no Cineteatro Carajás e é aberto a empresas de pequeno, médio e grande porte de toda a região sudeste.

Durante o evento é apresentada a plataforma SESI Viva+, sistema que disponibiliza informações estratégicas, indicadores e promove um canal de relacionamento entre indústria, trabalhador e SESI. “A ferramenta é um facilitador para a transformação digital na área de SST e auxilia a redução de custos com saúde e afastamentos, repercutindo positivamente no aumento da produtividade”, conclui Jacilaine.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI