Notícias

Sistema FIEPA entrega segundo lote de protetores faciais

Sistema FIEPA entrega segundo lote de protetores faciais

Sistema FIEPA entrega segundo lote de protetores faciais

O Sistema FIEPA, por meio do SESI e do SENAI, está dando seguimento ás doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) do tipo face shield que serão destinados a profissionais da saúde, atuantes na linha de frente do combate ao novo coronavirus. Em apenas três dias, 550 unidades foram doadas para os municípios de Abaetetuba, Breves e Moju; e para o Museu Goeldi, que por meio da campanha “Marajó Vive” levará os EPI´s para centros de saúde e hospitais do Arquipélago. Neste segundo momento da ação, serão doados um total de 10 mil face shields. Na primeira etapa, realizada em abril, foram entregues 1.100 unidades.

O uso deste equipamento de proteção individual (EPI) pelos profissionais da saúde tem por objetivo evitar a contaminação, principalmente dos olhos, com gotículas de saliva e fluidos corporais de pessoas contaminadas, durante o atendimento médico. O equipamento deve ser utilizado em conjunto com a máscara. Os face shields são duráveis e reutilizáveis desde que corretamente higienizados com etanol 70% ou outro agente sanitizante.

A coordenação da ação está sendo feita pelo Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), instalado em Belém, de onde é feita a distribuição dos equipamentos. O (ISI-TM) também produziu parte dos face shields que foram entregues no primeiro lote. "Apesar de sermos um Instituto de P&D voltado ao setor mineral, não podíamos deixar de contribuir nesse momento de dificuldade. Junto com outros parceiros conseguimos escalonar a produção para o atendimento de um maior número de profissionais da saúde. Como diretor do ISI-TM e cidadão há três anos no Pará, é uma grande satisfação poder contribuir nesta ação contra a COVID-19 no nosso estado", diz o diretor do ISI-TM, Adriano Lucheta.

A ação tem ainda a parceria da Gráfica Sagrada Família, indústria responsável por fazer o corte do escudo, um dos componentes do face shield; da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER) e da metalúrgica Usifer, que doaram as tiaras feitas por injeção.

O secretário de saúde do município de Breves, Amaury Cunha, destaca a importância da ação, fruto da solidariedade dos envolvidos. “O mundo está vivendo um momento em que obriga o reinvento da humanidade. Nesse sentido é importante que se observe a forma solidária do que o brasileiro é capaz. Seguindo essa linha de raciocínio é importante salientar a preocupação do Sistema Indústria em contribuir de forma direta e específica com doação de material de proteção EPI para que os municípios possam ampliar o nível de segurança dos trabalhadores que estão na ponta e no dia a dia”, considera.

Manutenção de Respiradores

Outra ação do Sistema FIEPA no combate ao coronavirus é de recuperação de respiradores pulmonares danificados. O trabalho faz parte da iniciativa “+ Manutenção de Respiradores”, uma rede voluntária mobilizada pelo SENAI em todo o Brasil com grandes indústrias e instituições, criada para consertar aparelhos que estão sem uso. No Pará, os equipamentos estão sendo consertados por uma equipe composta por instrutores do SENAI, voluntários e a empresa Biomeditech. Desde o início da ação, mais de 40 respiradores de hospitais públicos e filantrópicos já foram consertados.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI