Notícias

TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA REUNIU MAIS DE 200 PARTICIPANTES EM ANANINDEUA

TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA REUNIU MAIS DE 200 PARTICIPANTES EM ANANINDEUA

TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA REUNIU MAIS DE 200 PARTICIPANTES EM ANANINDEUA

Criatividade, pesquisa, tecnologia e muitas ideias para solucionar problemas reais da sociedade e da indústria. Tudo isso foi visto de perto por quem visitou o Torneio SESI de Robótica First Lego League, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo. O evento reuniu mais de 200 participantes dos estados do Pará, Roraima e Amapá nos dias 01 e 02 de fevereiro, no SESI Ananindeua.

Durante o torneio, as equipes são avaliadas em quatro categorias principais, entre elas o Core Values, quando são avaliados o trabalho em equipe e o respeito mútuo; o Desafio do Robô, quando são julgadas as missões realizadas pelo robô na mesa de competição; o Design do Robô, que julga a utilização da tecnologia LEGO® Mindstorm para o desenvolvimento do desenho mecânico de robôs autônomos; e a categoria Projeto de Inovação, quando os competidores apresentam propostas de solução para um problema do mundo real de acordo com o desafio da temporada.

A temporada 2023/2024 do torneio, que tem como tema Masterpiece, desafia os estudantes a explorar como o teatro, cinema, música e design unem as pessoas e permitem criar o futuro. As equipes exploram a criatividade para usar a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) para inspirar grandes ideias. A First Lego League, da qual participam crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, é considerada a porta de entrada do mundo da robótica e incentiva os participantes a seguirem carreira na área de Tecnologia e Inovação.

A robótica ajudou a moldar os planos futuros de Sofia Santos, de 17 anos, participante do Torneio, que pretende cursar vestibular para área da tecnologia, em Engenharia da Computação. “Eu pretendo muito entrar na área de programação e talvez investir em automação. Acho que vai auxiliar muito a sociedade e proporcionar um avanço para várias as áreas da nossa vida”, diz.

Essa foi a 5° edição da etapa regional da First Lego League realizada no Pará, mas a robótica já faz parte da matriz curricular das escolas SESI desde 2010. Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, a inserção da tecnologia na educação é fundamental para garantir um futuro mais criativo, inovador e produtivo. “O SESI é a grande base da formação dos futuros profissionais, porque trazendo educação, trazendo com muita força a inovação tecnológica desde da base, certamente esses jovens, que estão aqui disputando nesse torneio de robótica, lá adiante estarão muito mais aderidos e harmonizados com o mercado futuro”, comenta Carvalho.

“Para nós é uma alegria muito grande, enquanto SESI Pará, ter conseguido consolidar o Torneio SESI de Robótica no calendário nacional do evento. Tenho certeza que essas crianças e adolescentes que estão aqui hoje, competindo, se divertindo e aprendendo, terão um futuro brilhante nas diversas opções de carreira que eles podem seguir”, complementa Dário Lemos, superintendente regional do SESI Pará.

Das 33 equipes participantes, as quatro melhores na classificação geral garantiram vaga na etapa nacional do torneio, que será realizado de 28 de fevereiro a 02 de março, em Brasília/DF: Green League (Escola Super Gênios), Ultron League (Escola SESI Marabá), Born To Fight (Escola SESI Ananindeua), Pavulagem (Núcleo de Tecnologia Educacional).

 

Veja, por categoria, os vencedores da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League 

 

Categoria Champion’s Award 

1° - Green League (Escola Super Gênios)

2° - Ultron League (SESI Marabá)

3° - Born To Fight (SESI Ananindeua)

 

Vaga extra

Pavulagem (Núcleo de Tecnologia Educacional). 

 

 

Categoria Core Values 

1º - Botos do Tapajós (SESI Santarém) 

2º - Garça de Botas (SESI Ananindeua) 

3º - RoboTech (SESI Altamira)

  

Categoria Desafio do Robô 

1º - Grypho Real (SESI Marabá)

2º - Born To Fight (SESI Ananindeua)

3º - Robô Fox (SESI Altamira)

  

Categoria Design do Robô 

1º - Smart Techs (Escola Super Gênios)

2º - Dragons (SESI Icoaraci)

3º - RoboFox (SESI Altamira) 

 

Categoria Projeto de Inovação 

1º - Tubatronics (SENAI Bragança)

2º - Pavulagem (Núcleo de Tecnologia Educacional)

3º - Grypho Real (SESI Marabá)

 

Veja as fotos do Torneio AQUI



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI