Notícias

EQUIPES DO SESI PARÁ CONQUISTAM PRÊMIOS EM TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

EQUIPES DO SESI PARÁ CONQUISTAM PRÊMIOS EM TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

EQUIPES DO SESI PARÁ CONQUISTAM PRÊMIOS EM TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

Seis equipes do Pará, compostas por alunos do SESI, participaram, entre 28 de fevereiro e 2 de março, em Brasília, da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo. No total, 42 jovens paraenses, de 9 a 19 anos, dos municípios de Ananindeua, Belém, Altamira e Marabá, participaram da competição, juntando-se a mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.

 

A equipe Ultron League, do SESI Marabá, foi a grande vencedora do Prêmio Desafio da Aliança, que reconhece a equipe que marca o maior número de pontos nas missões de arena. Cada time tem a chance de competir em, pelo menos, 3 partidas de 2 minutos e meio. A Ultron League disputou na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLLC), na qual alunos de 9 a 15 anos constroem robôs de peças de LEGO para cumprir uma série de atividades na mesa de desafios. Na final, a equipe de Marabá fez parceria com uma escuderia de São Paulo.

 

“É muito gratificante chegar aqui e ver que o trabalho de meses deu certo. Toda a programação e estratégia que desenvolvemos funcionou e conseguimos levar esse prêmio pra casa. Estou realmente muito feliz com o nosso desempenho, porque esse é um torneio onde só tem equipes muito bem preparadas, e nós nos destacamos”, comemora Lara Sophia, uma das integrantes e programadora da equipe.

 

As equipes TecnoXingu, do SESI Altamira, e ParáTech, do SESI Belém, também vão voltar para o Pará com prêmios na bagagem. Ambas as equipes disputaram na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), na qual estudantes do ensino médio constroem robôs de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks.

 

A TecnoXingu conquistou o primeiro lugar na categoria Prêmio dos Juizes, que reconhece a equipe que incorpora a cultura da FIRST LEGO League através de formação e espírito de equipe e demonstração de entusiasmo. Já a Parátech alcançou o segundo lugar na categoria Divulgação, entregue à equipe que mais se destacou na criação de uma mensagem convincente para mudar nossa cultura e celebrar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

 

De maneira pioneira, o SESI começou a implementar o programa de robótica internamente nas suas escolas em 2006 e, em 2012, passou a realizar as competições da organização internacional FIRST no Brasil para competidores da própria rede e de outras instituições de ensino. “O torneio é a culminância do trabalho em educação do SESI. Essa é foi a maior delegação que a gente já trouxe para o nacional e é uma comprovação de que vale a pena investir na juventude, absolutamente capaz de solucionar problemas e criar soluções para o futuro do país”, destaca Dário Lemos, Superintendente do SESI Pará.

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI