Notícias

Equipe de robótica Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, vai representar a região Norte no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Equipe de robótica Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, vai representar a região Norte no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Equipe de robótica Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, vai representar a região Norte no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Em sua primeira participação na competição First Tech Challenge, a equipe de robótica Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, já deixou uma ótima impressão:  faturou o primeiro lugar no Torneio OFF Season SteamOS, em agosto do ano passado, com o melhor design do robô, desbancando atuais campeãs nacionais e mundiais. Além disso, ficou entre as oito melhores do país.

Pelo seu grande feito e uma boa colocação, o time recebeu o convite para participar da competição demonstrativa de robótica na modalidade FIRST Tech Challenge, a ser realizada na 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento será nos dias 9 e 10 de março, no World Trade Center (WTC), em São Paulo.

A seleção para participar do evento se deu mediante o ranking de pontuação e desempenho em critérios de Máquina, Controle e Inovação (MCI). Ao todo foram selecionadas 12 equipes para o torneio, sendo a Ananintech a única representante do Norte do Brasil.

Para Márcia Arguelles Pantoja, Gerente de educação do SESI Pará, esse reconhecimento é muito importante para a instituição. “Isso demostra a expertise do SESI com Educação tecnológica, fruto de grandes investimentos, tanto na capacitação docente como na  aquisição de materiais para os laboratórios de robótica . Eles responderam à altura e hoje são uma equipe premiada internacionalmente”, diz Márcia, acrescentando que, esse retorno é muito significativo. “São crianças totalmente empenhadas, que têm excelentes resultados na esfera comportamental e de relacionamento interpessoal , assim como alto desempenho nas áreas de conhecimento da matemática e das ciências da natureza”, declarou.

O professor do SESI Ananindeua e técnico da equipe Ananintech, Israel José Braga Silva, detalha mais sobre funcionamento do projeto implementado na Escola SESI Ananindeua. “Nós trabalhamos com os jovens do Ensino Médio, do primeiro ao terceiro ano, na faixa etária de 14 a 19 anos. Praticamente esses estudantes vão vivenciar o seu primeiro experimento científico, por meio do programa FIRST Tech Challenge (FTC). Os alunos desenvolvem a ciência e a tecnologia, pela metodologia STEAM (ciência, tecnologia, engenharia. artes e matemática), e, além disso, também olham para as questões sociais. Portanto, este projeto vai além das quatro paredes do laboratório de robótica e alcança o bairro, o Município e até o Estado”, pontuou.

O técnico destacou que a preparação pare este torneio teve início na última segunda-feira (07), com o detalhamento da estratégia para o evento, além da montagem e da programação do robô.

Por fim, Israel Silva, falou que a equipe está ansiosa para a competição e que as expectativas são as melhores. “Nós estamos bastante ansiosos, principalmente por ser uma competição que nunca participamos antes. Ela veio bem de surpresa, com muitos desafios, a gente tem menos de um mês para deixar o robô preparado, para realizar todas as missões solicitadas”, destacou.

A 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, na qual a equipe vai participar da competição, terá a presença de vários CEOs de grandes empresas no Brasil, representantes do governo, além da academia e de instituições de ciência e tecnologia para debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade do país. O evento ocorre de forma híbrida. Mais informações em https://bit.ly/3B9JzIJ



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI