Notícias

Escolas de São Sebastião da Boa Vista marcam presença no Torneio SESI de Robótica 2024

Escolas de São Sebastião da Boa Vista marcam presença no Torneio SESI de Robótica 2024

Escolas de São Sebastião da Boa Vista marcam presença no Torneio SESI de Robótica 2024

Os estudantes de quatro escolas de São Sebastião da Boa Vista, localizado no Marajó, estão vivendo uma experiência especial na edição 2024 do Torneio SESI de Robótica First Leo League Challenge.  Desde 2023, o SESI realiza parceria com o município para a promoção da robótica nas escolas locais.

Para o estudante João Eduardo Rodrigues, 14 anos, da equipe Stone Bot, da Escola Municipal de Educação Básica Emmanoel S. Lobato, que participa pela primeira vez do torneio, é uma oportunidade de trocas. “Conhecer novas pessoas e compartilhar minhas ideias com elas é ótimo. Está sendo uma experiência incrível”.

A equipe elaborou o projeto “Energia Solar na navegação – barcos eletrônicos marajoaras”, que consiste em um barco movido por energia solar buscando a redução de gases poluentes, substituição do uso do combustível, além de redução no custo da passagem, entre outros. A ideia surgiu a partir do gosto em navegar e da realidade local.

O grupo estreia na competição e a técnica da equipe, Maria do Socorro Lima da Silva, conta que a robótica está transformando vidas e realidades. “A robótica injeta probabilidades e possibilidades na nossa educação ribeirinha. Está sendo gratificante, realmente é valor muito grande estar aqui participando. Eu já me considero campeã por estar aqui e vencer tantas batalhas, tantos obstáculos, tantas dificuldades”, pontua.

A Escola Nossa Senhora de Lourdes, com a equipe Veneza Bot, marca presença pelo segundo ano consecutivo na competição. Este ano eles trouxeram o projeto “Cadeira de rodas adaptável” para proporcionar independência de mobilidade para as pessoas com deficiência nos membros inferiores. O protótipo é adaptado com pedal de bicicleta permitindo que as pessoas se desloquem com autonomia.

O técnico da Veneza Bot, Geanderson de Moraes, detalha que o desempenho escolar dos estudantes se transformou após a implantação da robótica na instituição. “A robótica na nossa escola mudou a rotina dos alunos. Todo mundo quer participar da robótica, todo mundo quer entrar nas equipes”.

Além das mudanças no desenvolvimento escolar, a robótica também contribui para a construção da bagagem pessoal de cada um, como conta Geanderson. “Muda totalmente a visão e a vida dos alunos. Eles ganham uma bagagem profissional e pessoal e a melhora da convivência entre eles”.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI