Notícias

Projetos educacionais das escolas SESI Pará são destaques nacionais

Projetos educacionais das escolas SESI Pará são destaques nacionais

Projetos educacionais das escolas SESI Pará são destaques nacionais

 

Projetos educacionais das escolas SESI Pará são destaques nacionais

Uma professora da Escola SESI Ananindeua foi uma das docentes que receberam destaque no Encontro Nacional do SESI, evento realizado pelo Departamento Nacional. O encontro reúne práticas pedagógicas escolhidas entre aulas expositivas e projetos realizados nos estados em que o SESI atua e no Distrito Federal.

Mayumi Kanzak aliou a Educação Física às Artes e desenvolveu um projeto voltado para a conscientização da reutilização de materiais reciclados, com o objetivo de estimular os alunos a terem atitudes sustentáveis. “A ideia foi envolver os alunos em atividades que mostrassem a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis que, ao invés de virar lixo, podem ser transformados em brinquedos e jogos”, explicou a professora.

O tema foi trabalhado nas disciplinas Artes e Educação Física. Nos livros de Artes do Sistema Integrado Estruturado no capítulo “Arte – do lixo ao chip”, os alunos puderam discutir sobre o tema e visualizar obras de grandes artistas que reutilizaram materiais recicláveis, bem como conhecer o impacto ambiental que o lixo causa.

O projeto abrangeu todas as turmas do Ensino Regular e foi dividido em três momentos: mobilização, aprender a ensinar e socialização. Ao final, os alunos foram incentivados a doar seus jogos recriados para a biblioteca ou para a sala de Atendimento Educacional Especializado da escola, onde ficarão disponíveis para uso por toda a comunidade escolar.

Projetos – Em 2017, quem representou o SESI Pará foi a professora Hellen de Oliveira, da Escola SESI Icoaraci. O projeto foi voltado para questão ambiental, especialmente para a qualidade do ar e da água.

A metodologia consistiu em explorar os conteúdos dos livros estimulando o debate em sala de aula, sem dar as respostas, mas sim incentivando a reflexão dos alunos. A iniciativa foi tão bem sucedida que levou os alunos a desenvolverem um projeto para participar do Torneio de Robótica Interno da escola.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI