Notícias

EQUIPE DO SESI ANANINDEUA GANHA PRÊMIO NACIONAL DE ROBÓTICA, NO RIO DE JANEIRO

EQUIPE DO SESI ANANINDEUA GANHA PRÊMIO NACIONAL DE ROBÓTICA, NO RIO DE JANEIRO

EQUIPE DO SESI ANANINDEUA GANHA PRÊMIO NACIONAL DE ROBÓTICA, NO RIO DE JANEIRO

A equipe de robótica do SESI Ananindeua, Ananintech, foi a grande vencedora do Torneio SESI de Robótica Off Season, realizado entre os dias 02 e 05 de agosto, no Rio de Janeiro. O Torneio faz parte do maior programa de robótica do mundo, a FIRST LEGO League Challenge, e reuniu 800 estudantes de 23 estados e do Distrito Federal. O time paraense superou outras 27 equipes na modalidade First Tech Challenge (FTC), que desafia os competidores a construírem e programarem robôs de até 19kg. 

No Torneio, estudantes de 14 a 18 anos desenvolvem robôs capazes de realizar tarefas como carregar discos e blocos, em uma arena. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks.

Na conquista, a Ananintech fez aliança com outras duas equipes, de Alagoas e de Goiás. As provas exigiram das equipes uma boa estratégia, boa execução das tarefas e bons pilotos. Vinicius Rodrigues, de 16 anos, um dos pilotos da equipe, participou do seu último Torneio e fala da alegria de ser campeão pela primeira vez. “Este foi o meu quarto Torneio e eu já cheguei a duvidar da minha capacidade, mas hoje, na minha última participação, conseguimos esse objetivo. Era um sonho que agora está realizado”, comemora o estudante.

O professor do SESI Ananindeua e técnico da equipe Ananintech, Israel Braga Silva, diz que a preparação para o Torneio de Robótica iniciou ainda no ano passado. “Quando saiu a temporada, em setembro do ano passado, nosso objetivo sempre foi figurar entre as principais equipes do Brasil, nós focamos nesse objetivo e hoje concluímos com sucesso, sendo o primeiro lugar geral na arena”, diz o técnico.

O Torneio de Robótica contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional. “Esse é resultado de um investimento que o SESI vem fazendo ao longo dos anos, tanto em pessoas como em estrutura. É um resultado muito justo e merecido para essa equipe que vem se esforçando e se dedicando. Estamos muito felizes”, comenta a Gerente Executiva de Educação do SESI Pará, Marcia Arguelles.

Mais prêmio

Não é só o desempenho dos robôs na arena que conta. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes. E por cumprir todos esses objetivos, a Ananintech também levou o prêmio Motivação, dado à equipe que leva a cultura FIRST para as comunidades e a essência da FIRST Tech Challenge.

Desde a temporada 2012-2013, o SESI nacional é responsável pela operação oficial da FIRST LEGO League Challenge no Brasil. Anualmente, organiza torneios regionais e o nacional. O SESI também é responsável pela mobilização de novos times de robótica e capacitação de técnicos e avaliadores voluntários. Também faz articulação com operadores internacionais para a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.

 

 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI