Notícias

Inovação e tecnologia a favor da matemática

Inovação e tecnologia a favor da matemática

Inovação e tecnologia a favor da matemática

Dificuldade no aprendizado, déficit de atenção ou falta de interesse são alguns obstáculos que os alunos costumam enfrentar quando o assunto é matemática. Assim, para estimular a atenção dos estudantes, fazendo com que eles criem um maior interesse pela disciplina, é necessário que o educador procure inovar na hora de ministrar sua aula, criando interações como jogos e competições.

 E inovação é o que a escola do Serviço Social da Indústria – SESI de Altamira vem proporcionando para crianças do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, unindo a matemática e a informática para promover uma competição lúdica, em busca de proporcionar maior aprendizado, de forma agradável, por meio do computador. A competição busca auxiliar de forma saudável o desempenho matemático em sala de aula, reforçando a tabuada (soma e subtração) para os alunos do 3° ano, e o aperfeiçoamento da multiplicação para os do 4° e 5° ano, desta maneira otimizando o desempenho e a interação entre os alunos.      

Para o professor de informática da escola, Vandinei Nascimento, por meio de uma interação dinâmica proporcionada pela competição o aluno é incentivado a tomar gosto pela matemática logo nos primeiros anos de ensino. “E dessa maneira os professores percebem as dificuldades dos alunos, e para o estudante é importante para sentirem-se estimulados a desvendar a matemática, deixando de lado a aversão que muitos têm a ela”, comenta o educador.

 A competição ocorre durante as aulas de informática de cada turma, no qual são trabalhados conteúdos digitais, como: jogos, quizes, problemas, tabuada, etc. a fim de aprimorar o conhecimento matemático dos alunos para que fiquem relativamente equiparados na competição. O estudante Carlos Rickelmy, do 4º ano, acredita que os campeonatos são importantes para aderir maior interesse pela matemática, “Gosto de matemática e vi na possibilidade de estudar mais porque quero ser médico, e para isso é preciso estudar cálculos”, opina.

A Escola Sesi está vinculada ao Sistema Federação das Indústrias – FIEPA, que tem em vista a maior interação individual e coletiva dos alunos, fazendo uso das novas tecnologias, buscando assim contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem de suas unidades de ensino.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4965
sac@sesipa.org.br
SIGA O SESI